sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Embalagens Pouch



Nas autoclaves Ardode,  para cada tipo de embalagem, há uma característica de fabricação específica dos carrinhos e instalação dos trocadores de calor. No caso das embalagens pouch, Figura ao lado, que devem ser dispostas horizontalmente nas bandejas vazadas, os bicos dispersores serão instalados horizontalmente entre as bandejas e em posições que permitam alcançar todas as embalagens. O alimento deve ser cuidadosamente selecionado e preparado naturalmente conforme a receita do nutricionista e engenharia de alimentos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Autoclave ardode modelo AEAA 600 - Cozimento e esterilização





Estou apresentando neste vídeo, a nossa autoclave modelo AEAA 600;

Vale Lembrar  que este modelo de
autoclave é fabricado para alimentos selados a vácuo em embalagens termo
resistentes.

SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES:

Pequenas e médias produções de sucos, leite longa vida seus derivados,
vegetais, legumes, carnes, sopas, feijão, frutos do mar, pratos prontos e
muitos outros como sobremesas e alimentos pet.
A autoclave modelo AEAA 600 esta equipada com painel de
automação com recursos PID e Aquisitor de dados.

Tem um sistema de segurança com identificador de acesso restrito por login e
senha;

As estruturas internas são do tipo estacionárias ou com movimentação tipo
“schaking”

Visite o site:

https://www.ardode.com.br/detalhes/autoclave-para-alimentos/

Quando você for fazer um orçamento, lembre se que para
funcionar, esta autoclave precisa de:
a) vapor a 300 kg v/h;
b) Reservatório de 450 litros de ar comprimido;
c) Torre de resfriamento e
d) Rede elétrica trifásica 






O que são alimentos termoprocessados?

O que são alimentos termo-processados?
 01 - PASTEURIZAÇÃO
Pasteurização é o processo térmico industrial de menor intensidade.É aplicado a um alimento
para destruir os micro-organismos patogênicos capazes de produzir doenças;
A temperatura 65ºC normalmente aplicada a um tempo de 30 min. Ação semelhante ao processo de refogamento de verduras e legumes na cozinha.
A relação de temperatura/tempo, é possível anular as células vegetativas dos patogênicos e reduzir a índices mínimos a sobrevivência dos micro-organismos.
A menor intensidade de calor neste processo mantém um sabor com maior paladar. 

 02 - ESTERILIZAÇÃO
Esterilização é um processo térmico industrial com melhor desempenho em autoclaves Ardode. Processo de grande intensidade aplicado a um alimento 
para obter "Shelf life", ou vida útil fora de refrigeração ao eliminar definitivamente esporos bacterianos Cl-botulinum o botulismo, 
uma das formas mais perigosas de intoxicação alimentar.  
O processo todo inicia na seleção do alimento com o acondicionamento em embalagem apropriada e termo-resistente e selagem preferencialmente à vácuo.
Uma autoclave Ardode é fornecida com garantia de 3 anos e equipada com controlador lógico programável (CLP), interface homem máquina (IHM) e sistema 
de comunicação com registros de dados do processo de esterilização, identificação do lote e receitas protegidas com login e senha. 
As configurações e recursos da autoclave são para atender as exigências de controle e segurança micro-biológica da ANVISA. Esse equipamento já vem 
acompanhado de cesto para acomodação dos alimentos na autoclave e carro de movimentação externo para auxiliar logística do produto na planta. 
o Controle de temperatura, controle de pressão, controle de tempo e controle de resfriamento são os pontos críticos assim como os equipamentos e instalações. 
A temperatura 121,6ºC normalmente aplicada, tempo que pode chegar a 75 min entre temperatura inicial, temperatura de esterilização e resfriamento
são receitas calculadas com a responsabilidade de profissionais de engenharia de alimentos e nutricionistas.

A diferença desta atividade industrial e o processo na cozinha como preparo de carnes, legumes e vegetais, é o fato de que no processo industrial, o alimento 

esta envolvido em uma embalagem que para finalizar a esterilização com sucesso é preciso diversos controles como a pressão para não haver danos na embalagem.




sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Autoclave alimentos termoprocessados AEAA 5000




Tenho tido muitas consultas e solicitações de orçamentos, são poucos que estão investindo em novos recursos,no momento, porém o mercado esta voltando a aquecer. Estamos felizes com os resultados obtidos nos  clientes com  os equipamentos Ardode.
A segurança inicia nas instalações. As regulamentações da vigilância sanitária são focadas na saúde, meio ambiente e equipamentos adequados as normas nacionais. Os critérios são bem selecionados para liberações das licenças. Todo o projeto precisa estar adequado. Definições dos descartes, principalmente no que diz respeito ao controle de segurança micro biológica. 
Veja que para validar uma receita de alimentos embalados, é preciso  primeiro fazer cálculos, baseado nas normas e conceitos, validar a autoclave, instalando diversos pontos de leitura da temperatura letal e pressão, no seu interior, avaliando os pontos críticos de controle, como torre de resfriamento, caldeira, tubulações e válvulas, motobombas, vedação, reservatórios de ar comprimido e até as seladoras são avaliadas para certificar um processo. Em seguida, o Engenheiro de Alimentos responsável, instala nas embalagens os sensores que indicarão todos os parâmetros de temperatura durante o processo. O número de sensores são proporcionais ao volume da autoclave. 
A disposição das embalagens nos cestos, a configuração de medidas nas bandejas, o posicionamento dos bicos dispersores, e também o volume de alimentos termoprocessados no lote são cuidadosamente estabelecidos durante este processo de validação.

São razões favoráveis para que a gente continue a produzir com todo o zelo,  autoclaves para esterilização de alimentos.
 Estamos preocupados em qualidade, eu acredito muito na industria Brasileira. Somos capazes de produzir apesar das cargas tributárias que limita e massifica.

Autoclave alimentos termoprocessados AEAA 5000




Tenho tido muitas consultas e solicitações de orçamentos, são poucos que estão investindo em novos recursos,no momento, porém o mercado esta voltando a aquecer e nós estamos felizes com os resultados obtidos nos nossos clientes que obtiveram os equipamentos.
A segurança inicia nas instalações. As regulamentações da vigilância sanitária são focadas, passam por critérios bem selecionados para liberações das licenças.. Todo o projeto precisa estar adequado, inclusive com o meio ambiente e além da obra civil. Definições dos descartes, principalmente no que diz respeito ao controle de segurança micro biológica. 
Veja que para validar uma receita de alimentos embalados, é preciso  primeiro fazer os cálculos, baseado nas normas e conceitos, validar a autoclave, instalando diversos pontos de leitura da temperatura letal e pressão, no seu interior, avaliando os pontos críticos de controle, como torre de resfriamento, caldeira, tubulações e válvulas, motobombas, vedação, reservatórios de ar comprimido e até as seladoras são avaliadas para certificar um processo. Em seguida, o Engenheiro de Alimentos responsável, instala nas embalagens os sensores que indicarão todos os parâmetros de temperatura durante o processo. O número de sensores são proporcionais ao volume da autoclave. 
A disposição das embalagens nos cestos, a configuração de medidas nas bandejas, o posicionamento dos bicos dispersores, e também o volume de alimentos termoprocessados no lote são cuidadosamente estabelecidos durante este processo de validação.

São razões favoráveis para que a gente continue a produzir com todo o zelo,  autoclaves para esterilização de alimentos no Brasil!
 Estamos preocupados e comprometidos com a qualidade, eu acredito muito na industria Brasileira. Somos capazes de produzir boas máquinas apesar destas cargas tributárias massificantes.


Autoclave para alimentos termoprocessados modelo AEAA 5000

Autoclave para alimentos termoprocessados é um cilindro, hermeticamente fechado, produzido na Engenharia mecânica e elétrica, capaz de atender todos os critérios e receitas ditadas na Engenharia de alimentos.
O objetivo é esterilizar alimentos de diversos categorias, atendendo o regime de segurança micro biológica e conservando suas propriedades nutricionais e comerciais, bem como as suas embalagens.
Este modelo de autoclave vem equipada com sistema de aquisição de dados para certificar o lote.
São vários pontos críticos de controle que são cuidadosamente projetados e dimensionados à oferecer segurança e facilidade nas "checagens" a cada ciclo.
A ARDODE é formada por uma equipe de engenheiros que são os proprietários da marca e dos projetos. A nossa experiência em fabricação de autoclaves industriais vem de longos anos. Todos os recursos e até a confecção dos painéis e programas são feitos por nós, inclusive o treinamento e instalação no cliente. Segue uma imagem de um modelo de nossas autoclaves pra alimentos.


 Esta autoclave foi fabricada para carnes e derivados, é do tipo estacionária e configurada para embalagens tipo "pouch"

  

Autoclave alimentos Laboratorio modelo AEAA 090





Autoclave alimentos Laboratório modelo AEAA 090 http://bit.ly/2eXCnoM

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

Laboratórios de tecnologia de tratamento térmico em alimentos;

Pequenas produções;

Frutos do mar e pescados, pratos prontos, leite loga vida e derivados, sucos, vegetais e legumes, carnes e sopas.

CARACTERÍSTICAS

Autoclave equipada com caldeira geradora de vapor, reservatório de ar comprimido, trocador de calor de placas em inox, painel de automação robotizada com recursos PID e aquisitor de dados. Sistema de controle e segurança com identificador de operadores por login e senha. Estacionária ou com sistema de movimentação tipo "shaking".

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Fábrica de autoclave para alimentos em Joinville SC

Estamos em fase de testes e avaliações na autoclave para esterilização de alimentos embalados.
Nossos engenheiros, Luiz Gabriel, Vicente Silva e Jorge Henrique estão, hoje dia 13/10/2016, avaliando e executando os procedimentos da NR-13.


NR-13 Norma Regulamentadora  (Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014).Inspeção de segurança
 vasos de pressão e tubulações em conformidade com a NR-13
·      
·         Realização de teste hidrostático;

·         Inspeção e calibração das válvulas e/ou dispositivos de segurança;

·         Projeto de instalação em conformidade com item 13.4.2.1 da NR-13;

·         Elaboração  de prontuário;

o   Relatório de inspeção em conformidade com o item 13.5.4.13 da NR-13, com apresentação de resultado, recomendações e providencias.
o   Determinação da PMTA, memórias de cálculo com base na norma ASME VIII – 2010 (Vasos de Pressão) ou ASME II – 2010 (Caldeiras) ou ASME B31.3 (Tubulações);
o   Certificado de teste hidrostático;
o   Determinação dos prazos para próxima inspeção externa, interna e teste hidrostático;
o   Certificado de calibração do manômetro de teste hidrostático;
o   Leiaute instalação;

·         Constituição do Registro de Segurança.




terça-feira, 21 de junho de 2016

Autoclave a vapor para alimentos parametros de segurança microbiologica

fabrica de autoclave a vapor para alimentos

AEAA 090 - Autoclave esterilização alimentos ardode

PRINCIPAIS APLICAÇÕES
Laboratórios de tecnologia de tratamento térmico em alimentos;
Pequenas produções;
Frutos do mar e pescados, pratos prontos, leite loga vida e derivados, sucos, vegetais e legumes, carnes e sopas.

CARACTERÍSTICAS
Autoclave equipada com caldeira geradora de vapor, reservatório de ar comprimido, trocador de calor de placas em inox, painel de automação robotizada com recursos PID e aquisitor de dados. Sistema de controle e segurança com identificador de operadores por login e senha. Estacionária ou com sistema de movimentação tipo "shaking".




Modelos de autoclaves para alimentos sua capacidade e medidas

Como usar a nossa TABELA
Clicando em um dos MODELOS você vai acessar informações especificas da autoclave. O código AEAA significa Autoclave Esterilização Alimentos Ardode; O numeral representa o volume ”l” [Litros] aproximados da autoclave; VOLUME ÚTIL [m³] é o espaço disponível para as bandejas ou cestos. 
MODELO
DIÂMETRO X COMPRIMENTO [m]
VOLUME ÚTIL [m³]
CAPACIDADE  Vidro 120 g
CAPACIDADE  Pouch 300 g
CAPACIDADE  Pouch 300 g
AEAA 090
Ø 0,40 X 0,70
0,037
27.000
5.400
18.000
AEAA 600
Ø 0,80 X 1,20
0,30
94.500
43.200
120.000
AEAA 2200
Ø 1,20 X 2,00
1,00
356.400
145.800
420.000
AEAA 3300
Ø 1,20 X 3,00
1,50
534.000
218.700
630.000
AEAA 5000
Ø 1200 X 4,50
2,25
800.000
300.000
1.000.000

Tratamento térmico de alimentos comerciais

A Ardode é conhecida por desenvolver soluções industriais que integram o homem e as tecnologias de recursos sustentáveis, harmonizando resultados numa equação onde as proporções se equalizam e possam ser repetitivas, permitindo a satisfação de trabalho com progresso e manutenção dos recursos naturais. Associamos a Engenharia de alimentos com a Engenharia mecatrônica. Resultou na tecnologia da autoclave robô para tratamento térmico de alimentos.
.Ardode produz autoclaves robotizadas para proporcionar mais segurança no controle da esterilização. Nossos equipamentos possuem recursos avançados de automação PID, operando com sistema robusto dos melhores atuadores e sensores do mercado. Isto concede resposta rápida e total controle de pressão e temperatura.
Os sistemas de trocas de calor permitem explorar elevadas taxas de resfriamento e aquecimento, com facilidade de controle.
A combinação destes recursos garantem a inativação das enzimas e micro-organismos indesejados, com as mínimas perdas de valor nutritivo e características de cor e sabor.
Ardode autoclaves

Autoclaves para esterilização, pasteurização e termoprocessamento de alimentos

Fabricação, regulamentações e normas:

As Autoclaves para esterilização, pasteurização e termoprocessamento de alimentos são ferramentas do nível industrial classificadas como vaso de pressão. A Ardode, aplica as formulações e conceitos de segurança do ministério do trabalho NR-13 (No geral a NR-13 é aplicada a todos os vasos de pressão cujo produto P.V seja superior a 8 (oito), onde 
P é a pressão máxima de operação em kPa e V o seu volume interno em m3, para maiores 
informações, clique aqui e consulte no saite do ministério do trabalho).

No Brasil, a norma habitualmente adotada é o ASME que é dividida em várias seções dependendo da aplicação, como as autoclaves para esterilização de alimentos, utilizamos ASME Seção VIII Divisão 1.

Padronizações:

As atividades de esterilização de alimentos tem em sua maior meta obter "Shelf life", ou vida útil fora de refrigeração 
com garantias de segurança micro-biológica. Ao eliminar definitivamente esporos bacterianos Cl-botulinum o botulismo, 
uma das formas mais perigosas de intoxicação alimentar.
 (O profissional responsável no setor é o Engenheiro de Alimentos)

  Fornecer alimentos saudáveis, seguindo padrões da ANVISA, as quais conhecidos como Regulamento Técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos, preservando propriedades nutricionais e características comerciais para refeições prontas para consumo, acondicionamento em embalagens flexíveis chamado de 
retort pouch, latas ou vidro.

Linhas de equipamentos e aplicações:
 A Ardode autoclaves fornece três linhas de equipamentos para aplicações especiais:

1 - Autoclave estática

Linha de equipamento aplicadas em processamento de alimentos onde não haja necessidade de movimentação ou agitação durante a cocção. Utiliza spray de água super aquecida ou vapor. São mais indicadas para alimentos sólidos ou de densidade próxima ao do líquido. Alguns exemplos de aplicação: Pescados enlatados, Papinhas, Vegetais, Legumes enlatados, Milho Verde embalados a vácuo, Alimentos sólidos em bandejas Autoclaváveis, 
dentre outros.

2 - Autoclave com movimentação longitudinal

Linha de equipamento aplicada onde haja necessidade de agitação durante a cocção. A movimentação longitudinal evita as alterações como variações no sabor e texturas indesejáveis como o achocolatamento do leite.
Alguns exemplos de aplicação:  Leite longa vida, derivados e doces e similares.

3 - Autoclave com sistema de rotação.

Linha de equipamento aplicada onde haja necessidade constante de mudança de posicionamento do alimento, afim de evitar a decantação da mistura ou a formação de crostas na tampa ou área superior. Caldos e sopas, por exemplo. 
Alguns exemplos são alimentos de média e alta densidade como Leite longa vida, derivados, doces e similares.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Autoclave a vapor para alimentos parametros de segurança microbiologica


No processo de esterilização de alimentos em autoclaves, o parâmetro de segurança microbiológica é o resultado das avaliações de características físicas e  químicas do alimento, da sua natureza e do tamanho e formato da embalagem.
 A identificação deste parâmetro é uma responsabilidade de um Engenheiro de alimentos que equaciona as informações para identificar a temperatura letal de micro organismos e o tempo ótimo para o processamento. Um ensaio prático, como mostra o vídeo acima,  identifica a curva de penetração de calor no interior da embalagem, que de forma conjunta e padronizada sejam dispostas em estrutura combinada ou bandejas no interior da autoclave.
Assim se define a receita para a caracterização dos lotes. Os procedimentos a seguir serão sempre sequentes para cumprir o padrão de segurança microbiológica e as exigências no regime de normas e regulamentações nas ações do tratamento térmico comercial de alimentos.